Mundo Romano
Dia 03/08
Toulouse/Nîmes/Marseille
Ok, terceiro dia de viagem. 8h30, partimos de Toulouse para Marseille. Mas no caminho devíamos passar por Nîmes.
Mapa da França
A caminho de Nîmes, passamos pela cidade medieval de Carcassonne. Infelizmente, não tivemos tempo de entrar na cidade. Entrar no sentido literal da palavra, pois os muros medievais são ainda preservados. É possível fazer um tour virtual pela cidade: http://www.carcassonne.culture.fr/
Os Muros de Carcassonne
Próximos já de Nîmes, encontramos o Aqueduto Le Pont du Gard, construído pelos Romanos por volta do primeiro século DC. Esse aqueduto tem quase 50m de altura, é realmente impressionante. O mais engraçado é que é possível encontrar "graffits" datados de outros séculos nos muros da ponte! O aqueduto foi construído pelos romanos para levar água de Uzès até Nîmes, onde ficava a vila romana chamada Nemausus.
Le Pont du Gard
Graffit do século 19
Essa construção marca a época em que os romanos conseguiram expulsar os galeses da Gália (França). Os galeses são o povo do gibi do Asterix e Obelix. Depois da queda do Império Romano, com a invasão dos bárbaros, a Gália foi dominada pelos Merovíngios, sendo que Clóvis torna-se o primeiro rei cristão dos francos, batizado em Reims.
Vista de cima da ponte
Ai ai
Em cima da ponte du Gard
Após uma sucessão de reis apáticos, um primeiro ministro torna-se muito importante por volta de 700 DC. Ele se chama Carlos Martel. Alguns anos após seu governo, inicia-se a era Carolíngia. Carlos Magno faz parte desta linhagem.
Após sua morte iniciam-se as invasões Vikings, chamados pelos francos de "Nord Man". Eles se instalam numa região da França que ficou conhecida como Normandia.
Em 987, Hugo Capeto é eleito rei dos francos, dando início à Dinastia Capetiana. Os Capetianos começariam a ser coroados em Reims, e muitos destes reis tiveram o nome de Louis, que deriva de Clóvis (Clovis - Clouis - Louis). Este é o caso dos três mais famosos: Luis XIV, Luis XV e Luis XVI, que formam o ciclo de Ascenção, Proveito e Queda registrado pela monarquia absolutista na França da Época Moderna.
Continuando a viagem em sentido a Nîmes, fomos até uma arena romana ainda extremamente bem conservada. Sem comentários...
Arena Romana
Momento Ego
Na arena romana
Depois de uma pequena volta pela cidade, partimos finalmente em direção a Marseilles.
A caminho de Marseilles
O jantar foi a bordo do restaurante Marseillois!!!
Jantar a bordo - André e Eu
4 Comments:
endroits très intéressants!
le livre est sur la table.
étreintes!
sale
4:15 PM
hey, Dirty!!!
Toujours toi!
3:11 PM
Black said ! fala Mário, estamos com saudade !!! Não sei se vc é um bom engenheiro, mas é um puta guia turístico !!!
8:59 AM
ta mandando bem nas fotos em muleque!!
saudades
Ale
11:49 AM
Post a Comment
<< Home